terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dicas para cuidar de micose de unha


Dicas para cuidar de micose de unha 

Voltando à odisséia dos fungos. Se tiver o estômago sensível, arrume outra doença.
Você vai precisar de: 1 alicate (esse grandão é da Sephora. Triste fim para um alicate elegante), algodão, mini-lixas, 1 pauzinho de laranjeira, LUVAS DE PROCEDIMENTO (para não contaminar suas unhas das mãos), esmalte ou solução anti-fúngica (novamente, não posso citar nomes de remédios e nem promover a auto-medicação! Nem por e-mail!), 18 kilos de paciência (você vai gastar mais ou menos 1 Kg de paciência por mês, durante os quase dois anos em que vai passar tratando da sua unha. Se tiver sorte, claro.).
Porque eu não posso citar nomes de remédios? Porque antes de iniciar qualquer tratamento você deve ir no médico para ele diagnosticar se você REALMENTE tem um fungo na unha. Tem gente que leva anos se tratando (e GASTANDO $$$) para somente mais tarde descobrir que tinha psoríase e não micose. Ou outra doença qualquer.
Bom, daí seu médico provavelmente pedirá algum desses exames: exame histopatológico da unha e cultura para fungos. Algumas vezes, a cultura de fungos mostra um resultado falso-negativo, daí a importância do exame histopatológico da unha.
Suponhamos que seu exame deu positivo. O que fazer? Adivinhem!!! Voltar ao médico, para ele decidir qual será o tratamento. Geralmente, se mais de 50% da unha é acometida, fazemos também um tratamento oral. Para que você possa tomar anti-fúngicos orais por um tempo prolongado com segurança, é necessário fazer alguns exames de sangue antes. E repeti-los de tempos em tempos.
Agora vamos mostrar passo-a-passo como realizar os cuidados com a sua unha contaminada (de quem é essa unha da foto? Sei lá, filho feio não tem pai...).
No início, devemos realizar esse ritual duas vezes por semana, mas isso geralmente fica à critério do médico.
Alguns esmaltes anti-fúngicos trazem dentro da caixa o lencinho removedor de esmalte. Então, você começa por ele, removendo o esmalte que passou anteriormente. Desculpem, a foto ficou tremida. :-(

Agora você corta a sua unha sempre fazendo um ângulo de 90 graus com os cantinhos para não encravar. Cuidado para não deixa-la muito curta, porque isso também favorece o "encravamento".

Pegue o pauzinho de laranjeira virgem e remova as massinhas que ficam sob a unha. Tem que ir lá no fundo e tentar tirar tudo. Se você encarar essa missão após o banho, a massa fica mais mole e sai mais fácil. Se ela se acumular no leito ungueal, sua unha pode ir se tornando distrófica (toda torta). Não é agradável retirar a massinha.
O pior já passou. Hora de lixar. Tem toda uma ciência nesse lixamento. Primeiro você lixa assim, da maneira clássica, deixando a unha bem quadrada. Repare o angulo reto que a lixa faz com o canto da unha desse ser humano.


Depois, é o "lixamento avançado - módulo 2".
Você lixa a superfície da unha. Use a parte mais poderosa da lixa e lixe sem dó. Vai fazer a maior sujeira, e esse pó tem potencial de infectar as unhas vizinhas ou as suas unhas das mãos. Isola.

Olha que horror que fica!!!! Corre pra limpar esse pé.



Use um algodão úmido com água. Ou use água corrente mesmo. E seque, claro.
Estamos quase no fim!!!


Passe o esmalte em toda a superfície da unha. Espere secar.



Secou? Ok, você tem duas opções. Ou você dá seu trabalho por encerrado, ou pode se aventurar a pintar essa unha com um esmalte colorido, para esconde-la.
A dona dessa unha atualmente só pinta a unha do pé quando vai sair com as sandálias da humildade. Porque pé com micose é pé humilde, né gente?


Não se esqueça de jogar fora: a lixa (se não tiver essas mini-lixinhas, corte uma grande em pedacinhos), o pauzinho de laranjeira (cuidado com os salões que reutilizam esse negócio!!! Nojooo!!!), o algodão, as luvas e seus restos ungueais (unhas cortadas, massinha, pó de lixamento...). Se esse material biológico (ai que maneira phyna de tratar os fungos) cair no seu chão, você corre o risco de se reinfectar com os seus próprios fungos, que tal?

Bom, é isso. Espero que tenha ajudado um pouquinho. Não se esqueçam de ferver o alicate e deixa-lo uns 30 minutos no álcool antes de reutiliza-lo. Aliás, o melhor é comprar um alicate só para essa unha específica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário